"Cuca" quem és tu?


"Cuca" significa medo na linguagem da minha filha lol Com 18 meses a hegar aos 19, quando houve barulhos estranhos como a vizinha a abrir a torneira, puchar o autocolismo, abrir a janela, os vizinhos nas escadas, barulhos da rua como vento, homens do lixo, pessoas a gritar na rua etc a minha filha intitula isso tudo como "O Cuca". 

Como chegámos lá? 

Foi díficil. Mas rapidamente comecei a perceber quando ela estava na sala ao fundo do corredor a brincar com os seus brinquedos e eu a chamava da cozinha .. passava-se o seguinte ela vinha a correr desalmadamente a dizer "Uuuui, ui, ui" e quando chegava ao pé de mim dizia "Cuca, cuca, cuca".  Ou então também quando estava tudo escuro e a tentarmos dormir ouvia-se uma daquelas opções todas que disse no inicio e ela dizia "o cuca",

Agora expliquem-me, como uma criança tão pequenina já tem estes pensamentos neste caso do "Papão" mas que o intitula como "cuca". Cá em casa o que fazemos é "explicar" da melhor maneira que não há "cuca". Quando se houve algo assim e ela diz que é "o cuca" nós dizemos "Não filha não há cuca, é a vizinha a fechar a janela".  Mas sinseramente não sei se ela assim o entende. 

Vou ter de lidar com este "cuca" algum tempo até ela ter idade suficiente de lhe explicar que não há "Cuca" nenhum. 

E vocês, identificaram alguma palavra que os vossos filhos digam que achem estranho ou que não conseguem perceber o que é? 

Sem comentários: